quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O tempo não apaga o que foi dito.

Eu estava marocando a vida alheia no orkut (quem nunca fez isso.... nem comece a dizer "Que coisa feia!"), e achei um depoimento que começava assim:

Será que o tempo apaga o que foi dito e o que não foi?

Fiquei pensando naquela pergunta por horas, e cheguei à conclusão que não. Nem o tempo pode apagar o que foi dito, ou o que foi feito, e até mesmo o que não foi dito. Muitas vezes, não apaga nem a lembrança daquilo.
Ultimamente me disseram muitas coisas. Muita gente fala muito, e às vezes, quem fala pouco, quer dizer mais. Meu coordenador ontem mesmo me disse: "se vc fala Muito bem! para alguém muitas vezes, daqui a um tempo ele não vai acreditar mais. Fica como o Eu te amo que você ouve tanto, que chega uma hora que fica banal demais."

Quisera eu passar uma borracha em todas as besteiras que eu disse. Ou até mesmo nas coisas sérias, que eu precisei falar, e que não queria que tivesse dito.
Existem umas coisas que a gente não quer ouvir, mas precisa, pra ver se internaliza e se acostuma com a idéia do que não foi dito. Todos os dias eu acordo, e olho uma foto que está no meu mural, e penso que aquelas coisas que foram ditas então, nunca mais me serão repetidas. Aquele olho nunca mais vai me olhar e dizer 'minha vida mudou desde que te conheci'.
Porque será que a gente deposita a nossa esperança nas pessoas? Somos tolos o bastante pra ver que isso é errado, mas não fazemos por puro masoquismo?
O tempo jamais vai apagar as lembranças das coisas que nos disseram.
Aquela música que ouvimos com nossos amigos e nos lembra um aniversário de alguém, ou o dia que você recebeu o seu primeiro presente significativo e sua mãe te disse aquelas palavras boas de apoio, ou no dia que você teve aquela briga com seu namorado ele te disse uma coisa que você não queria, mas precisava ouvir...
Não... o tempo não vai apagar da lembrança aquele dia que vocês saíram e você o ouviu cantar, desafinado, aquela música brega... nem o dia em que ele disse que te amava pela primeira vez, e muito menos as coisas que ele disse quando vocês tiveram aquela briga por nada...
O tempo não vai apagar as palavras doces da sua mãe quando você viajou pra longe... e nem as coisas que os amigos disseram naquele vídeo caseiro, mas feito com amor e dedicação...

Analisar o tempo é uma coisa engraçada. A gente perde hoooras analisando o tempo. Engraçado né? A gente perde tempo analisando o tempo! E todos os dias, pedimos: "passa, tempo, passa..."
e nos repetimos: só o tempo vai dizer. Dizer o quê? Quem manda no seu tempo é você.
É mais fácil a gente culpar o tempo pelos nossos atos falhos, do que assumir nossa culpa em dizer que a gente deixou passar porque perdemos tempo, preferimos continuar ouvindo internamente aquelas palavras que nos disseram.

Já diziamos eu e um amigo (que o tempo talvez tenha me tirado):

...tempo, tempo, tempo, mano velho...

E que o tempo nos ajude a dizer tudo o que queremos. Ou não.

Maria.

Um comentário:

Rafaela disse...

Amiga Maria, estou sem palavras...
Sinto que estava ao seu lado quando vc escreveu esse texto.
Incrível, como só muda as pessoas, pq as atitudes e as palavras são as mesmas.