segunda-feira, 28 de julho de 2008

Quem se define, se limita

Sou uma pessoa muito aberta a novas amizades, desde que eu perceba que elas não tenham interesses envolvidos. Digo interesses de várias formas: pessoais, econômicos, vingativos, sexuais, e afins.

Dia desses, uma pessoa me adicionou no MSN e disse que tinha lido minhas idéias aqui no blog, tinha gostado muito, e sentiu lendo a VEJA. Não sei se me preocupo, já que a VEJA não é nem um parâmetro pra mim... hehehehe. Tá bom, resolvi levar como um elogio.
Numa das conversas, ele me pediu a tarefa mais árdua do mundo pra mim:
"Como tu te define?"

Partindo do clichê de "quem se define, se limita", eu fiquei meio sem saber o que responder. Se tirarmos o clichê de lado.... melhor a gente saber como se definir, já que aí sabemos nosso limite e fica implícito que nos conhecemos.

Depois de pensar um pouco, cheguei à conclusão que segue:

"Eu sou Rafaela Mota Lima. Sou meus amigos, minha família. Sou meu sobrinho mais velho, e sou também o mais novo que acaba de chegar. Sou a Bíblia que recém-conheço, sou a célula que recém-frequento, sou as novidades que recém-aprendo. Sou o mundo, sou minhas viagens, sou meu passaporte cheio de vistos. Sou os amigos que tenho em cada lugarzinho no mundo. Sou os Thompson e os Flores. Sou borboletas. Tatuagens de borboletas, também. Sou casamento na praia e chão de mármore em casa. Sou futuro marido, quando ele aparecer, servindo café na cama e abrindo as cortinas do apartamento na praia. Sou carne, camarão e chocolate. Muuuuito chocolate. Sou as sindicâncias intermináveis, sou os fins de semana articulados. Sou aquela que adora dar presentes caros quando pode, e a que dá lembrancinhas sempre. Sou minhas conversas intermináveis na internet, sou minha mãe brigando comigo porquê não troquei o óleo do meu carro, sou dirigir sem rumo até achar companhia pra fazer nada. Sou o mar, sou olhar o mar, sou pôr-do-sol na praia - sozinha ou acompanhada. Sou grossa quando devo, sou romântica quando tô apaixonada, sou antipática quando não gosto de alguém. Mas também, sou aquela que gosta de todo mundo e é cheia de amigos. Sou a que fala 'sim, sim'. Sou a que não gosta de filas, de trânsito, de cozidão e comidas estranhas, de gente chata e de mau humor. Sou a que não é a favor da pena de morte, nem de viagens sem aventuras, nem de amor sem riscos. Sou o jornalismo, a fotografia, as câmeras de filme 35mm, a escrita e minha estante de livros. Sou a que não se acha bonita e a que faz dietas loucas para emagrecer porque o corpo vive em constante boicote. Sou petit-gateau, sou o volcano do rainforest cafe, sou o sorvete da hagen däz. Sou a chata que briga com os amigos porque não ligam sempre, sou a que esquece de ligar pros amigos as vezes, mas também sou a mesma que adora saber como meus amigos estão. Afinal de contas...eu sou a Rafaela. Muito prazer."

tchaubeijomeliga! ;*

PS1: Não vou mais pra Teresina, gente!!! (Agora é a hora que vocês vibram!)

PS2: Adooooroooo crianças novas chegando no pedaço! =)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pelo mundo afora


E eis que escrevo diretamente de Toronto, Canada, para todo o Brasil via sate'lite pela Rede Globo de televisao! ClapClapClapClapClapClapClapClapClapClapClapClapClap!! hahahahaha

Pois e' minha gente, e la' estou eu no mundo de novo. No Canada'. Em Toronto (uma prova - ai estou no chao de vidro da CN Tower).Na mesma velha casa de sempre. Nao estou na mesma cama de sempre pq a minha familia daqui transformou meu antigo quarto numa sala de jantar ¬¬. Enfim, estou no mundo de novo. E o bom de estar no mundo e' que a gente tem a chance de ver outras coisas, outras pessoas, outras culturas. De ver realmente como o mundo e' e de como a nossa cama faz falta.

Vim para o Canada' a trabalho, trazendo um grupo de alunos que querem estudar ingles e aprimorar a lingua, aprender novas culturas , conhecer novas pessoas e ver que o mundo pode ser totalmente diferente do que realmente pensamos. Uma experienca dessa e' para poucos, e eu ja' tive va'rias vezes. Sou uma pessoa de sorte, devo dizer.

Pessoas. Como as pessoas sao diferentes! Hoje mesmo eu estava pensando nisso quando vinha pra casa - e acredite, e' longe, a vida de um estudante no exterior nao e' nada fa'cil - e refletindo quantas pessoas diferentes passam pela nossa vida. Tinha uma amiga chamada Oh (sim, o nome dela era esse), da Thailandia, e nunca mais falei com ela. Mas em compensacao, fiz amigos novos - como o Roma, da Ucrania, que vcs podem ver no a'lbum do orkut - e pode ser que tambe'm nao fale mais com eles daqui a um tempo, mas o que importa e' que eles deram a contribuicao deles para a minha vida. E, sem ser tao sentimental... por falar em pessoas, pq os estrangeiros se vestem taaaaaooo mal, hein? Pelamordedeus, nunca vi gente pra nao saber combinar roupa mais que eles. E ainda mais agora, no verao, todo mundo anda arrumadao e de chinelo no pe'... e' impressionante o mau gosto desse povo!

Tambe'm devo destacar como as coisas sao tao mais organizadas no primeiro mundo. As coisas realmente funcionam. E' magnifico como o metro tem cadeira estufada, como o onibus tem ar condicionado e passa no hora'rio, como com um mapa voce chega em qualquer lugar, como as pessoas te dao informacoes certas e precisas, como adolescente nao pode beber por lei e nao bebe. Impressionante. Como tem a'gua nos bebedouros da rua e a agua e' potavel. Como os museus tem dias especificos para nao cobrarem admissao, como voce tem rotas alternativas de transporte para tudo. Amo a tecnologia e a facilidade dessas coisas.

Este ano estou tendo experiencias que nao tive ano passado. Primeiro que no meu grupo so' tem meninas, o que pode gerar muita fofoca e briguinha mas, as minhas meninas, gracas a Deus, se gostam e nao brigam. E ainda saem pra comprar juntas hahahaha! (Perigo nessa parte - pais, mandem cortat os cartoes de credito!). Depois, moro a uma hora da escola que estudo esse ano - no ano passado so demorava 25 minutos pra chegar. Alem de outras coisinhas, esta' tudo sendo inovador e diferente, o que prova que, mesmo que pro mesmo lugar, nenhuma viagem e' igual.

E', realmente.... O mundo e' bao, sebastiao.

tchaubeijomeliga! ;*

PS: Gente, to de mudanca pra Teresina. Me desejem sorte. Vou precisar.

PS x2: Vcs acreditam que a minha chapinha nao quer funcionar? To passada!