terça-feira, 13 de maio de 2008

O Sofrimento é Opcional

Sabe aqueles clichês que a gente ouve por aí? "tudo dá certo no final; se ainda não deu certo, é porque não é o final"... e tem um outro ótimo, que diz "O sofrimento é opcional".
Cara, pára tudo. São os clichês mais perfeitos do mundo, hahahaha!

Agora, eu me questiono muito sobre eles. Quando é este bendito final? Quando eu morrer, é? Porque, se o "final" for quando eu morrer, eu vou morrer errando, não é isso? E se sofrimento é opcional... é como se a gente estivesse no supermercado e hoje pega a latinha de sofrimento. "Ih menina, hoje vou levar esse enlatado de sofrimento q tá na promoção!"

Concordo em gênero, número e grau que o sofrimento é opcional - mas nem sempre também. Uma criança que é espancada pelo pai todos os dias não escolheu sofrer. A pobrezinha da Isabella Nardoni - que Deus a tenha e mandem parar de falar da bichinha - não escolheu ter uma madrasta louca e um pai psicopata e sofrer as consequências disso. Acho que essas frases clichê são mais pra relacionamentos, néam? do tipo "tá minha filha, não deu certo com esse, então limpa as tamancas e dá a volta por cima" e "tu vai chorar pra quê? homem é que nem biscoito, vai um e vem oito! xD". Uma coisa meio assim.

A tristeza é inerente ao homem. Tem dias que a gente amanhece triste mesmo, aparentemente sem motivo... mas na verdade a gente sabe que tem um motivo, e assumi-lo é um problema. Assumir que tu tá na fossa por causa de uma outra pessoa, é um problema, sim. Assumir que você queria estar envolto naquele abraço, ou colado naquela boca, é o maior problema de todos os tempos. E sofrer por isso é opcional, sim. Você pode escolher não sofrer e passar os seus dias melhores, ou escolher comprar 50 caixas de chocolate, engordar e pensar "poxa, pq ele não vê que sou a mulher da vida dele"... E é claro que todos nós automaticamente escolhemos por não sofrer, mas internalizar isso de verdade é que é o difícil. Precisamos ser pessoas muito iluminadas para pensar nisso com todo esse altruísmo e paz de espírito.

O que a gente quer na verdade é só o colo pra deitar, a boca pra beijar, o braço pra abraçar. Mas não pode ser qualquer um, tem que ser O colo, A boca, Os braços. Aquele. Daquele que você gosta. Mas a gente ouve tanta coisa, né? Ouve que a vida continua, que a fila anda, que um amor não correspondido dá lugar pra um novo amor chegar... mas e se a gente não quiser um novo amor? Se a gente quiser aquele amor, daquela pessoa, com aquela intensidade? Precisamos só aprender a não depositar toda a nossa esperança de felicidade no outro, e daí é que vem o tão famoso "o sofrimento é opcional". É realmente opcional você achar que outra pessoa pode te dar a felicidade que você pode se proporcionar fazendo coisas por você mesma.

Vou acabar esse post porquê tô meio deprê, mas é isso. O sofrimento é opcional.
E eu no momento tô curtindo a minha dor, mas optei por não sofrer.

tchaubeijomeliga! ;*

PS: Não se desesperem, eu não vou me matar.

PS de novo: Aprendi esses dias que às vezes, a gente pensa que fez um mal pra gente, mas na verdade foi um mal aparente, pq vai trazer tristeza momentânea pra gente, mas felicidade pros outros. =)

6 comentários:

Ana Paula Nogueira disse...

engraçado, muita coisa que eu te falei está aí nas entrelinhas... mas bem, te digo o que minha mãe me fala, não sei se é clichê ou não, mas sempre funciona... "chora mesmo que depois as lágrimas cessam"

beijos

Alessandra Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alessandra Castro disse...

Ai mermã tu tá escrevendo tão bem q toupassandomal(passaram sabonete na cabeça do meu...) Concordo com vc, eu pelo menos detesto gente saudosista sabe? Do tipo q senta e chora sobre o passado e talz, tou só? Oi? Tou sim, mas nem por isso vou deixar de focar em outros aspectos da minha vida. Claro q além disso tudo "o que é meu tá guardado", "o que for para ser, será", "deus escreve certo por linhas tortas"....

Anônimo disse...

Nuss!!!
Post PERFECT..
doreiiiiii
;*
Dayane

Ana Beatriz disse...

Oii
eu não sei, não.
ás vezes as pessoas falam, 'final' é o 'final'
mais que final?
tá bom, eu tentei filosar e naum deu certo !
HSAUSHSA
bjs

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

relamente nem sempre é opcional... mas no que diz as escolhas da vida sim!

bjuss