sábado, 31 de maio de 2008

Um Amigo é pra acudir outro

Gente, tô doente. Aliás, já tô quase boa, mas o fato é que estava doente. E, dizem por aí, quando estamos no leito de morte é que sabemos quem são nossos verdadeiros amigos. Não estava doente à beira da morte, é verdade, mas essa semana, tive várias provas de amizade e quero compartilhá-las com vocês.

Fui diagnosticada com dengue, esse mosquito infame que quer ter fama e sucesso às minhas custas. E acho que ele conseguiu, porque, primeiro, A vigilância Sanitária veio aqui na minha casa e uma enfermeira do grupo da dengue coletou meu sangue. Depois disso, a responsável pela dengue aqui em São Luís ligou pessoalmente para a minha casa e mandou eu ir a um hospital urgente fazer um hemograma completo. Adorei a sutileza dela quando me disse ao telefone "amanhã pode ser tarde demais, você precisa ir agora a um hospital e fazer um hemograma completo. peça urgência ao caso". Depois de fazer o exame, pensei em pedir pra minha mãe providenciar o caixão, porque, pelo visto, eu tava morrendo mesmo. No dia seguinte, agentes da vigilância voltaram à minha casa e me informaram que ia passar com aquele carrinho que borrifa o remédio pra dengue aqui em casa e em todo o quarteirão. Enfim, eu e minha dengue mobilizamos todo o bairro. Fico feliz de ter cumprido meu papel social.

Voltando ao papo da amizade, eu consegui ver que realmente sou feliz. Sou uma pessoa que tem amigos e, graças a Deus, não consigo contar se juntar as duas mãos. Meu avô diz que, se a gente chegar à velhice e conseguir contar mais de 5 amigos que estão com você desde sempre, somos pessoas abençoadas. Não cheguei à velhice, mas tenho mais de 5 verdadeiros amigos. Pessoas que realmente se preocuparam comigo, me ligaram todos os dias que Deus me deu para saber como eu estava. Isso sem contar com as visitas aqui em casa, e com a preocupação dos meus amigos que não podiam estar aqui de corpo presente, mas estavam sempre perguntando por mim no meu msn e preocupados mesmo em saber como eu estava.

Eu vi uma frase interessante essa semana num msn de algum dos meus seiscentos e poucos contatos. Dizia: "A amizade é um amor que nunca acaba". E, poxa, fiquei pensando naquilo. Às vezes à gente não perdoa um namorado por uma coisinha que ele fez, mas perdoa um amigo por uma traição grande. E, sabe? vale a pena. Porque namorado, pode se tornar marido e ser uma pessoa com quem você se case e divida a sua vida, mas uma piriguete safada não tira de você um amigo. Um cafajeste qualquer não pode tirar o prazer de encontrar aquele amigo de infância na rua e sentir a mesma alegria de sempre, sentir felicidade num abraço. Tem prazer maior que você encontrar um amigo que não vê há 10 anos e sentir a mesma vontade de sentar e contar sua vida inteira? Não tem, gente. Não tem mesmo.

Tem pessoas que você conhece a sua vida inteira e não se torna amigo. Em compensação, tem outros que você conhece numa coisa rápida e troca um "oi", mas que se tornam pessoas especiais em pouco tempo de convivência. Tenho alguns casos de amizades assim, e sou tão grata por eles quanto os outros amigos que conservo pelos meus 25 anos de vida ~- nãocontapraninguémaminhaidadeporfavor! Deus realmente me abençoa com a presença dessas pessoas em minha vida.

Pensei também em outra coisa. Às vezes a gente dá valor pras pessoas erradas, néam? Queremos ser amigos de umas pessoas que realmente não acrescentam em nada na nossa vida. E pra quê isso, minha gente? Acho que porque, muitas vezes mas, graças a Deus, não sempre, insistir no erro é inerente ao ser humano. Às vezes a gente acha que insistir naquela amizade dá certo, mas realmente... ela passou do ponto. Precisamos ter discernimento e amor demais pra saber quando uma amizade não dá certo - e será que essa pode ser chamada de amizade, mesmo, hein?

Não sofram por amores, pessoas. Sofram por amigos. Esses, sim, valem a pena o sofrimento.

tchaubeijomeliga! ;*

PS: Já tô boa da dengue, depois de toda essa saga do estado para comigo. Vou agradecer aqui a Larissa - pela comoção estadual que ela causou; a Mari - pelas visitas e pela amizade de todo dia; A Renatinha e Jairo - pelas mil ligações por dia e pelas visitas que me deixaram melhor, com certeza; a Juninho, que quase voltou de Chapadinha e me arrastou pro hospital pra fazer exame 7h da manhã; a Carlitos e Fer, que não moram aqui, mas se morassem teriam vindo me visitar todos os dias; a Carlos Henrique e Jorge, que me ofereceram até uma escova de graça pra eu morrer bonita; a meu amigo Maurício, que se preocupou comigo tb e falou comigo do celular alheio; meu amigo João Santiago, que é o melhor webmaster que eu conheço, e que é um amigo e tanto e se preocupa com todo mundo que ele conhece; Susu Wollf e Maira, que semmpre se preocuparam comigo e não só dessa vez; Rebeca, minha mais nova amiga, que conheci num dia bem especial pra mim, e que se tornou tão importante quanto todos os meus outros amigos, e que m perguntou todos esses dias se eu tava viva; Enfim, por todas as pessoas que se preocuparam em não escolher o pretinho básico pro meu velório.

PS de novo: Gente, vocês viram que absurdo a onda de assalto aqui no Vinhais? um horror, os patifes fecharam a rua e roubaram simplesmente toooodas as lojas do comércio daqui! Me senti na favela da rocinha, gente! Coisa pra Juvenal Antena resolver.

PS x3: Cara, essa minha semana de novela me trouxe uma preguicite aguda e uma fixação por novelas. Podem me perguntar que eu sei de tudo desde Cabocla até Duas Caras. Tô craque.

terça-feira, 20 de maio de 2008

"...tenho em mim todos os sonhos do mundo..."

Um dia ela acordou diferente.
Passara a noite sonhando.
Sonhou primeiro que estava numa mansão rodeada de gente. Muita gente, gente de todo tipo, de toda raça e toda cor. Mas, mesmo assim, sentia-se sozinha. Era como se não tivesse ninguém ali. E ela gritou por alguém que nunca chegou.
Acordou atarentada no meio da noite e, depois de alguns minutos, voltou a dormir.
Agora, estava num jardim bonito e grande. Neste jardim, ela continuava chamando por alguém que não chegava.
O engraçado era que ela confiava. Ela sabia que ele um dia ia chegar, mesmo depois de não ter aparecido após tantos gritos.
Acordou novamente assustada. E aí não dormiu mais.
Ficou acordada naquela madrugada, olhando pro teto e fazendo dele uma tela de cinema.
Via sua vida inteira passar.
O trabalho, os amigos da antiga escola, a primeira queda de bicicleta. Viu suas bebedeiras, seu primeiro beijo, sua primeira viagem sozinha, sua primeira decepção amorosa... a carteira de motorista, a aprovação no vestibular, o mico que pagou na festa.
Via sua vida passar, e pensava: "que vida mais ou menos, essa minha... não fiz nada de útil."
E chorou. Chorou como uma criança e dormiu. Já era quase de manhã. No novo sonho, ela o chamou novamente... e ele veio. Pegou a sua mão, deu um beijo e disse: "vem comigo".
E ela não hesitou em segui-lo. Sabia que aquele era o caminho certo, sabia que ali estavam depositados o restante de seus dias. Sabia que tinha encontrado a felicidade. Sabia que havia achado a peça que estava faltando.
Ela deu um grande e demorado sorriso, e viu as borboletas que passavam.
E quando acordou, estava diferente, sim, pois tinha certeza que a sua vida tinha mudado.
Sabia que agora, cada vez mais, seus dias teriam sentido, e ela teria pra quem ligar qd tivesse com vontade de conversar. Teria pra quem ligar quando chegasse cansada do trabalho e só quisesse ouvir que tudo ia acabar bem...Teria pra quem cozinhar aquele fetuccini ao pesto que só ela sabia fazer, enquanto ele esperava na sala e passava a vista nos seus livros do Vinícius.
Sem contar que ele sabia de cabeça aquela música que ela adorava. Ela cantarolou..."Não se afobe não que nada é pra já..."

E então, finalmente, ela foi feliz. =)



(tchaubeijomeliga! ;*)


PS: Gente! Novas aventuras chegando no ar! tem um site novo na cidade, chamado AGITO SLZ. Dêem uma checada nas novidades! http://www.agitoslz.com/ E eu vou escrever lá em breve tb =)

PS de novo: Maureen, juro que teu post vai chegar. Hehehe. Tô desentendida dos assuntos por esses dias, mas juro que vou fazer toda uma pesquisa de campo =P

PSx3: O título não é meu, eu roubei do Tabacaria do Álvaro de Campos. P-Lisss, não me denunciem por plágio, tô citando a fonte aqui no fim, tá? Gradicida.

terça-feira, 13 de maio de 2008

O Sofrimento é Opcional

Sabe aqueles clichês que a gente ouve por aí? "tudo dá certo no final; se ainda não deu certo, é porque não é o final"... e tem um outro ótimo, que diz "O sofrimento é opcional".
Cara, pára tudo. São os clichês mais perfeitos do mundo, hahahaha!

Agora, eu me questiono muito sobre eles. Quando é este bendito final? Quando eu morrer, é? Porque, se o "final" for quando eu morrer, eu vou morrer errando, não é isso? E se sofrimento é opcional... é como se a gente estivesse no supermercado e hoje pega a latinha de sofrimento. "Ih menina, hoje vou levar esse enlatado de sofrimento q tá na promoção!"

Concordo em gênero, número e grau que o sofrimento é opcional - mas nem sempre também. Uma criança que é espancada pelo pai todos os dias não escolheu sofrer. A pobrezinha da Isabella Nardoni - que Deus a tenha e mandem parar de falar da bichinha - não escolheu ter uma madrasta louca e um pai psicopata e sofrer as consequências disso. Acho que essas frases clichê são mais pra relacionamentos, néam? do tipo "tá minha filha, não deu certo com esse, então limpa as tamancas e dá a volta por cima" e "tu vai chorar pra quê? homem é que nem biscoito, vai um e vem oito! xD". Uma coisa meio assim.

A tristeza é inerente ao homem. Tem dias que a gente amanhece triste mesmo, aparentemente sem motivo... mas na verdade a gente sabe que tem um motivo, e assumi-lo é um problema. Assumir que tu tá na fossa por causa de uma outra pessoa, é um problema, sim. Assumir que você queria estar envolto naquele abraço, ou colado naquela boca, é o maior problema de todos os tempos. E sofrer por isso é opcional, sim. Você pode escolher não sofrer e passar os seus dias melhores, ou escolher comprar 50 caixas de chocolate, engordar e pensar "poxa, pq ele não vê que sou a mulher da vida dele"... E é claro que todos nós automaticamente escolhemos por não sofrer, mas internalizar isso de verdade é que é o difícil. Precisamos ser pessoas muito iluminadas para pensar nisso com todo esse altruísmo e paz de espírito.

O que a gente quer na verdade é só o colo pra deitar, a boca pra beijar, o braço pra abraçar. Mas não pode ser qualquer um, tem que ser O colo, A boca, Os braços. Aquele. Daquele que você gosta. Mas a gente ouve tanta coisa, né? Ouve que a vida continua, que a fila anda, que um amor não correspondido dá lugar pra um novo amor chegar... mas e se a gente não quiser um novo amor? Se a gente quiser aquele amor, daquela pessoa, com aquela intensidade? Precisamos só aprender a não depositar toda a nossa esperança de felicidade no outro, e daí é que vem o tão famoso "o sofrimento é opcional". É realmente opcional você achar que outra pessoa pode te dar a felicidade que você pode se proporcionar fazendo coisas por você mesma.

Vou acabar esse post porquê tô meio deprê, mas é isso. O sofrimento é opcional.
E eu no momento tô curtindo a minha dor, mas optei por não sofrer.

tchaubeijomeliga! ;*

PS: Não se desesperem, eu não vou me matar.

PS de novo: Aprendi esses dias que às vezes, a gente pensa que fez um mal pra gente, mas na verdade foi um mal aparente, pq vai trazer tristeza momentânea pra gente, mas felicidade pros outros. =)

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Quem ama feio... bonito lhe parece!

Minha mãe diz que eu sou um pouco doente com a internet – não tenho horário pra entrar no MSN e no Orkut, e não me importo em passar um dia inteiro no pc. E olha que eu tenho a vida social agitada, tá? Se for pra sair, eu tô na rua! – isso tem mudado ultimamente. Mas enfim, eu uso o pc pra lazer mais no MSN e orkut mesmo, e essa semana estava conversando com um amigo meu de São Paulo sobre o meu último post falando de amor. Ele me disse que eu to expert em amores. Quisera eu que essa afirmação fosse verdadeira.

No meio da conversa ele me contava sobre uma menina que está interessada nele, mas que não teriam nada, pois ele não tinha atração por ela. E completou com um “ela é feinha, Rafa”. Aquela frase me deixou pensativa. Gente... Os feios também amam, poxa. Já pensou se toda mulher do mundo tivesse a cara da Sharon Stone? Alguém tem que ser a Betty Midler da história.

A minha tese é de que os feios são bons, também. Claro, indiscutível. E sabe do que mais? O feio ainda é inteligente. Sim, porque, pra ser feio, pelo menos inteligente ele precisa ser. Vocês não sabem que todo gordo tem o rosto bonito? E é uma das coisas que eu mais odeio ouvir: “nossa, teu rosto é tão bonito!” Parece que o povo olha pra gente e já separa, tipo camarão, sabe? Cabeça presta, corpo não, então eu vou elogiar só a cabeça. Argh, Odeio. Li em um blog qualquer pela internet (não lembro a fonte, juro que pesquiso e mostro a vocês depois) que o cara se julgava feio, e estava orgulhoso disso. Ele era casado, e jurava que a mulher era bonita e o amava. E a teoria dele sobre os feios é de que, enquanto os bonitos e sarados estavam na academia no culto ao corpo, os feios estavam em casa, devorando a Superinteressante da semana e se atualizando sobre todos os assuntos do mundo. E aí, na hora do encontro a noite, a mulher inteligente e bonita estava mais interessada em conversar com ele do que com o saradão, que só sabia falar dos últimos anabolizantes disponíveis no mercado.

E ele está certíssimo! Com certeza, uma mulher que procura crescimento e conhecimento vai estar mais interessada em passar horas conversando com um feinho charmoso e inteligente do que passar 15 minutos ouvindo quantas vezes o gatinho fez a última série na academia. Com certeza vai querer saber sobre curiosidades sobre a viagem do feinho à Grécia do que saber qual o dvd tocou no retrátil do carro do bonitinho. Não sejamos hipócritas, também. Se o cara for gatinho e inteligente... aí f***. E lembre-se do que escrevi num post desses aí. Nessa hora você pode se sentir no comercial de carro chique: você pode ser feio, mas todo mundo te olha. Se ele for bonito, inteligente e educado, então... Peça licença, levante e leve o moçoilo direto pro altar, por que outro desse você não acha, querida. E também não posso te dizer que a mulher prefere pegar o feinho. Mas isso é uma concepção que está mudando, graças a Deus. Assim, eu jamais teria chance com homem nenhum (Dá licença? Na minha casa tem espelho). Os homens preferem mulheres inteligentes e com outras qualidades, e as mulheres estão preferindo procurar nos homens outra coisa que não seja a fidelidade – isso pouquíssimos têm, e achar está quase como uma loteria.

Finalizo falando que Vinícius de Moraes um dia pediu desculpa às feias, pois a beleza era fundamental. E eu recomendo às feias que procurem uma outra forma de ficarem bonitas – façam que nem eu: sejam bonitas de alma – e modestas também.

tchaubeijomeliga! ;*

PS: não foi dessa vez que contei sobre a outra experiência renovadora, mas... enfim. Um dia chega.

PS de novo: O auto-controle é tudo nessa vida. Constatadíssimo por mim. E é uma tarefa árdua, creiam vocês.