domingo, 27 de abril de 2008

aaahhhh... o amor!

Hoje vou dedicar este post aos meus amigos apaixonados. INCRÍVEL o tanto de dor de cotovelo - no bom sentido da coisa - que eu ouvi essa semana. Várias ligações na noite, amigos chorando por rompimentos de suas relações, outros amando desesperamente sem serem retribuídos - ou não sendo retribuídos como acham que devem - e por aí vai. A lista é infinita.

Aí, ontem resolvi pensar. Tava pensando muito esses dias, e aí ontem pensei mais. Nós somos humanos. Humanos têm a mania de querer colocar a "culpa" do fracasso nos outros, ou ainda o motivo da nossa felicidade também em encontrar um amor. Eu vou me incluir nesse grupo, pq além de ser humana, eu tb faço isso. Se está errado ou certo não sei dizer, mas o que posso afirmar é que isso é uma coisa beeeeem complexa.

Agora há pouco, um desses meus amigos apaixonados me disse: "Rafa... o complicado não é amar, é deixar de amar." E será que a gente consegue deixar de amar alguém? A gente pode mudar de amor, mas não deixar de amar. Ninguém deixa de amar, se o amor for verdadeiro. Já amei muitas vezes, mas nunca deixei de amar - apenas mudei de amor.

Como? Eu explico. Eu amo muito as pessoas. Amo demais, até. Comentei com outro amigo essa semana que às vezes odeio a minha intensidade com relação aos sentimentos - se amo, é demais; se sofro, é demais. Quando eu falo mudar de amor, não é que eu troco de roupa e puf!, aparece um amor novo, não. Mudar de amor é mudar o estilo de amar. É aprender que, se não dá certo com esse, paciência que dá certo com outro. Sei que é difícil - eu mesma já perdi minha paciência inúuuuuumeras vezes, mas o que se pode fazer se não dá certo? Sofrimento é opcional, gente. A gente tem a opção de continuar no erro, ou de sair dele e consertar a vida. Daí volto a dizer que somos humanos, e o erro é quase inerente à gente. É assim que é a vida, se aprende errando.

Amar não é um erro. Amar é acertar, e se expor. O amor é uma exposição constante da gente. A gente se expõe ao ridículo - já dizia Fernando Pessoa com suas "as cartas de amor são ridículas. Não seriam de cartas de amor se não fossem ridículas". Talvez eu seja até modernosa demais em pensar assim, mas eu acho que a gente tem que falar quando gosta, sim. "Eu gosto de ti, e aí, o que faremos em relação a isso?" Mesmo que a gente tenha quase certeza que a reposta vai ser não. Pelo menos, você tentou. Nem sempre o mal é um mal, as vezes ele é um mal aparente... que só quer fazer um bem.

Mas... o que eu queria mesmo dizer é que o amor não se resume só a beijo na boca. Amor é bem maior. Mudem de estilo de amar, se não deu certo com aquele que você achava príncipe encantado. Antes dele virar completamente sapo, ame-o como amigo, como irmão. Não importa como, somente ame-o.
O amor é isso, gente. É amar tanto alguém que você sabe que vai ser melhor se não estiver com ele - porque talvez ele seja melhor sem você. Não porquê você é ruim, ou ele melhor que você... mas talvez o timing não seja o melhor. (calma gente, eu sou meio difícil e complexada com o amor, mas também não sou amarga né... calma).

É isso aí. O amor vai ter mais espaço nesse blog, prometo. Só queria finalizar dizendo que gostaria que o amor fosse mais entendido por todo mundo. E por mim tb.

tchaubeijomeliga! ;*


Ps: Já disse que adoooooro receber ligações dos meus amigos? Adoooooroo!

PS de novo: Hoje tive uma experiência bem diferente. Conto pra vocês em outra oportunidade, mas quero dizer que me sinto renovada. A tristeza tá passando. =)

7 comentários:

Anônimo disse...

O problema é quando a gente não sabe transportar para outra pessoa esse sentimento. Não entendeu? Eu explico por entendimento próprio.

Sou assim: quando gosto de uma pessoa, é porque acho que ela é realmente muito especial para mim.

Não é fácil para mim (que fique claro) passar a gostar de outra pessoa de repente, como se eu decidisse se levo ou não um produto enquanto estou no supermercado.

Por isso que te disse que amar é fácil, deixar de amar é que é difícil. Porque, no meu entendimento, se "aquela pessoa"* é especial para mim (e sem ela tudo é vazio, cinza e sem graça...), não vai ser fácil colocar outra no lugar "dela"* tão cedo. Outra pessoa especial, como "ela"*, não vai aparecer assim tão facilmente.

Enfim, gostei do texto. Mostra que você refletiu bastante mesmo sobre o assunto. :)

Beijão, Rafa!!!

* Vc sabe a quem me refiro...

Anônimo disse...

Ah! E pra finalizar de forma bem trágica e dramática o meu depoimento:

"No lugar do amor, só há amargura". (Maurício Araya)

Thiago Borges disse...

Acho que amar é um dom e nem todo mundo o tem, ou melhor, nem todo mundo o tem por muito tempo ou para sempre.

Tem gente que tem amor limitado, tipo, consegue amar alguem por uns dois anos e o amor morre (mesmo que fosse o cara perfeito), aí vai para outra pessoa e assim por diante. Ja tem alguns poucos que conseguem ficar com uma só pessoa pro resto da vida e continuar amando com a mema intensidade.

Nem todo mundo consegue fazer isso, por isso acho que é um dom.

Alessandra Castro disse...

Amor? Q bixo é esse?

Oq que ele come?

Ana Paula Nogueira disse...

"eu vivia procurando a felicidade nas outras pessoas. mas eu descobri que a soma de duas metades não é igual a um inteiro e sim a um par de incompletos, a partir daí descobri que o amor próprio é o único capaz de ser eterno."

beijos rafinha

Camila Chaves disse...

menina! rafaela, a conselheira amorosa. hahaha. sabe quando a gente sente ou já sentiu uma coisa mas nunca encontrou as palavras para descrevê-la? senti isso ao ler teu texto. encontrei a resposta em por que amar alguém que eu tinha tudo para odiar mas que, ainda que ficar longe tenha sido a melhor saída, continuo a amá-lo. confortou-me saber que isso acontece simplesmente porque nunca deixamos de amar, e sim encontramos novas formas de fazê-lo. aaah, rafaela! só tu mesmo pra me fazer escrever um comentário sobre amor a essas alturas do campeonato. logo eu, que sempre gaguejo pra falar dessas coisas. hahaha. beijo

Ana Beatriz disse...

Oii :D
ahaaam, ás vezes eu acho que amigo é pra essas coisas....
Ligar super de noite!
USAHUSAHASUHAS³
bjss =]