segunda-feira, 21 de abril de 2008

Gabriela, não... Rafaela!

Sábado eu fui num show de forró (agora é a hora que vocês gritam: O QUÊEEE, TU NUM SHOW DE FORRÓ? O MUNDO TÁ PERDIDO MESMO MEODEOS!). Mas fala sério, essa imagem já era. Antes aqui em casa eu era "a cultural", só ouvia rock britânico, MPB e bossa. Agora, procuro na internet todos os dias os últimos shows gravados de Aviões do Forró e Forró Sacode.

Piorei? Não sei. Talvez sim. Ou não, néam, quem sabe. Ouço sempre muitos amigos falando "Eita Rafa, quem te viu e quem te vê... não diz que é a mesma." Mas gente, poxa... quem não muda é a pobre da Gabriela, que nasceu assim, cresceu assim e vai ser sempre assim. Não que ouvir forró seja a melhor das mudanças do mundo, mas eu resolvi encarar essas coisas por um lado positivo: pelo menos fiquei mais aberta a mudanças, olhaquelegal? (preciso comentar que tô dê-más, tenho até toque de forró no meu celular).

Gente, às vezes mudar é bom. Eu não deixei de ouvir coisa boa não (né Milla?), mas agora também ouço umas músicas esculhambadas (né Renata?). Ainda ouço Interpol, The Killers, The Cramberries, Artick Monkeys e afins, mas ahhh, às vezes vc sai do trabalho, com aquela vontade de mandar aquele mondigente ir pras cucuias, e ai é só colocar um "semvergoiiiiinnnn tchannanana" que a raiva transfere toda praquela poesia alexandrina e e pronto, tudo se acalma e o céu fica azul.

Por falar em poesia... a letra do forró não presta. Acho que os "compositores" perderam a aula de eu-lírico musical. Quando eu baixava os últimos lançamentos hoje, tava percebendo... porquê eles acham que todo mundo é raparigueiro, bebe cachaça e é safado? Tá certo, isso é uma realidade do mundo, mas também não é pra tanto. Ah, sem contar com as letras dor-de-cotovelo, néam. Tem uma música que diz: "não vale mais chorar por ele, ele jamais te amoooouu". Ah, pára tudo! Se a gente for comparar, a dor de cotovelo tá em tudo. Olha Maria Rita: "É uma pena, mas você não vale a pena... não vaaaale uma fisgada dessa dor...". Concordo que é uma letra mais rebuscada, mas corno é corno, gente...seja raparigueiro ou cultural.

Mas meu objetivo não é defender o forró, e sim mostrar que a porcaria está em todo lugar, e que tem momento pra tudo neste mundo. Já pensou alguém casando ao som de Tecnobrega? - Calma, isso nunca me passou pela cabeça. Peguei esse exemplo pq lembrei que, quando fui fazer o casamento da minha irmã, a minha maior dificuldade era achar a "música deles", já que os dois se conheceram dançando "Principe neeegro é um shooowww, ele é quem vai tocaaaarrr". Não deu. Entupi a cerimônia de Djavan e das musiquinhas clichês de casamento. Ninguém vai pra boate ouvir Caetano. É fato. E ninguém vai prum show da Milla pedir pra ela cantar o último sucesso de todos os tempos da última semana de Garota Safada - sim, isso é uma banda. Além dela não saber, com certeza, ela vai te jogar o violão do marido na cabeça - sim, ela é violenta quando assunto é música.

Bom, mas é isso. Viva a diversidade de porcarias musicais. E vamos ser feliz, minha gente.

tchaubeijomeliga!

;**

PS: Quero fazer uma menção honrosa à minha amiga Coquete, que não aguentou a pressão do forró e pediu penico. Pediu pra sair. Muito bem, amiga. Dignidade é o que há. Muito bem. Quando crescer quero ser igual a ti.

PS de novo: Minha simples pergunta sobre video games no post passado causou polêmica. Várias cartas chegando à redação, recados offline no meu msn, comentários no meu orkut, uma loucura. Eu sei que o video game causa felicidade aos homens (reparei na cara de felicidade de um certo amorzinho de menino qd ganhou um video game neste sábado). Deixo claro que não sou contra o vídeo game, foi só uma pergunta inocente que me intrigou, calma tá gente? Olha a agressividade.

Ps 3: A Milla é minha amiga famosa e cantora. Ela canta bem, prometo. Vejam o perfil dela no orkut e lá tem links pro trabalho dela. Clique aqui => http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16891348881908331641

Ps de novo x4: Pq ngm acredita em mim? que droga! :@

13 comentários:

Unknown disse...

rapaz.....apesar..de concordar..contigo em como tu destrinchou..tua..mudança....em relaçao a forro..nao consigo deixar de ser etnocentrico.....oh...posso ate ir..ao forro..por uma motivaçao..femenina..mas..q viva as porcarias musicais..ou seria diarreias musicais..

Alessandra Castro disse...

Cara eu infelizmente tenho pouca tolerancia em minhas veias, nada contra, naum deixo de falar cás pessoas q gostam de forró, mas as vezes um saída dramatica tem seu valor. E vâmo no rock! =***

Margaroni disse...

Rafa,concordo plenamente:td o q eu penso sobre o forró vc descreveu,parece q eu tava ouvindo eu mesma falar.Mas baixar tipo,garota safada p/ celular é pegar pesado,não tenho paciência,me polpe!Agora,é claro,o mundo precisa de tolerância p/ser melhor,né?tá bom...vamos aturar um pouco d forró...mas só um pouquinho!
"chupa,chupa,chupa q é de uva..."
Ai!!!Chega!Tentei!Juro!Mas não dá!Minha vizinha faz questão de ouvir isso no máximo!
Vou tentar d novo:respira...1,2,3,4,5,6,(respira)7,8...ahhh,desisto,vou tapar o ouvido...melhor.
Viu,Rafa:Margaroni!Gabriella,não!

Anônimo disse...

Rafaela, li esse teu post escutando Radiohead...
Não concordo muito bem com muita coisa que escreveste, e concordo com outras ("forró não tem letra").
Acho que gosto é algo íntimo e pessoal... é mais ou menos como praticar sexo oral... Nem todo mundo gosta de fazer... paciência, então...
No meu trabalho, quando perguntam se gosto do "créu" ou de "piriguete" ou de alguma banda de forró (mmm "créu" e "piriguete" são funks, não?) e eu digo que curto rock'n'roll, cru, sujo e brutal, eles me olham de alto a baixo (só a metade; a outra metade não chega a atingir 1.65m de altura) e dizem que sou "metido a besta". Não sou metido a besta. Só que fico irritado ao escutar "a versão linda da música do Akon em forró". Sério, bate uma tristeza, dá um aperto no coração, e de repente o pranto se transforma em revolta e raiva.
Eu sempre achei que por baixo dessa crosta de intelectual se escondia uma forrozeira do pé furado... mas não disse nada para não ofender...
Agora sim, posso dizer, sem medo de ser feliz: Rafaela, você me dá medo!

Beijos, à toa!

Menina Nina disse...

hahahahahahahaahhaaha
Eu amo forró... mas me refiro a forró pé de serra... but, sempre que saiu e começa atocar aviões, eu e meu namorado começamos logo a dançar!! hahahahahaa

Anônimo disse...

Rafaela, me permite fazer um comentário construtivo?

Não?

Bah, lá vai:

Você está parecendo uma Michelle. Com tantos "aiêêêêêêê", "néaaaaaam" e "meu amô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô-Ô-ô"

Agora, não sei se isso é bom ou ruim........

Beijos na boca e na buchecha!!!

(calma, não foi uma tentativa de conquista barata, só to com um trecho de uma música do Luiz Calda grudado no meu célebro! sei lá de onde veio isso, eu escutava essa porcaria quando era guri... já pensei tanto nisso que meu célebro começou a doer, então é melhor não pensar mais e ir dormir...)

Ana Paula Nogueira disse...

ahuhauhuhauha, que massa!!!

amiga, é verdade, mudar faz bem. esse é meu lema de vida, tudo muda, nada fica no mesmo lugar, idéias prontas é suicídio. minha cabeça é redonda exatamente para que minhas idéias não sigam em uma só direção.

beijos

Anônimo disse...

Nossa, Rafa! Impressionei-me com o teu texto. Gostoso de ler, refinado sem ser rebuscado, ritmico sem ser dramático e, acima de tudo, objetivo e direto. Parabéns. Com relação às porcarias, é exatamente isso que tento discutir em sala: Qualquer um pode gostar do quiser, só não pode querer impor o que é ruim como bom só porque ele gosta. Reconhecer a boa e a má qualidade dos ícones culturais e, mesmo assim, conviver com todos, é a principal função de um jornalista como formador de opinião. Assim como não se pode querer exterminar forró, funk, pagode e coisas do gênero apenas porque são ruins, também não se pode querer impor tudo isso como "cultural" apenas porque se gosta. Gosto se discute sim, Rafa. Quem disse o contrário foi a Igreja Católica, na Idade Média, que não queria ter que se justificar aos fiéis.

Beijão.

Marco Aurélio D'Eça

Anônimo disse...

Aunt Rafaela::::

Não a constrangi...................................... Mas acho muito esquisito, vc falando feito uma Michelle...........

enfim, quem sou eu para falar de ti, se, em tuas palavras, eu deveria "abrir a p***** da boca!!!!!!!!"

(é, minha cara, a paixão tem memória..................)

Beijos no vão dos dedos do pé!!!!!!!!!

Alessandra Castro disse...

Atualiza KCT. :D

Thiago Borges disse...

Ouça o que te faz feliz.

Tem coisas que a gente escuta só por diversão. Eu procuro evoluir cada vez mais com relação a música e acho que poucos tem o meu conhecimento nesta area, mas de vez em quando eu ouço umas bandinhas de hard-core que eu ouvia quando tinha 13 anos. tipo assim, eu sei que não são bandas realmente boas e que tem coisa muito melhor por aí, mas e daí? Eu escuto só por diversão.

Acho que uma balada ao som de Chico Buarque ão daria certo

Bju

Camila Chaves disse...

cara, eles se conheceram ouvindo "príncipe negro é o show"? huahuahauhauhauahuahuahuahauhau cara, rafa... sem caracteres para esse post... tento escrever e já volto a sorrir... huahauhauhauahuahuahuahauhuaauh cara, tá... eu confesso que adoro o "não vale mais chorar por ele" simplesmente por conta da parte:

"quantas vezes vi você na so-li-dão, chorando, sofrendo, era só desilusão... quem ama não fere, faz tudo por amor, meu coração está sofrendo por falta de amor. ele não te quis, não soube ser feliz mas quando descobriu já era tarde demais... é como um cristal quebrado que não cola jamais."

ôooo. ôooooo ooooo ooooo. abre! abre!

mas cara... eu fico de cá... ouvindo de um vizinho aqui, de um carrinho parado ali... mas pesquisar shows na internet, baixar músicas e até toques de celular? huahauhauhauahuahuahuaua devo dizer que tu é baixa! como dizia aquela pérola: "estratosfera".

L. Lazzari disse...

Atrasada...
RAFAELA!Que inculta você é!
auhauhauhuahuahuhaua
que nada :P
to brincando...hehhee
eu acho que tem algumas músicas que são boas apenas pra dançar...e acho que forró é uma dessas músicas:D