domingo, 27 de abril de 2008

aaahhhh... o amor!

Hoje vou dedicar este post aos meus amigos apaixonados. INCRÍVEL o tanto de dor de cotovelo - no bom sentido da coisa - que eu ouvi essa semana. Várias ligações na noite, amigos chorando por rompimentos de suas relações, outros amando desesperamente sem serem retribuídos - ou não sendo retribuídos como acham que devem - e por aí vai. A lista é infinita.

Aí, ontem resolvi pensar. Tava pensando muito esses dias, e aí ontem pensei mais. Nós somos humanos. Humanos têm a mania de querer colocar a "culpa" do fracasso nos outros, ou ainda o motivo da nossa felicidade também em encontrar um amor. Eu vou me incluir nesse grupo, pq além de ser humana, eu tb faço isso. Se está errado ou certo não sei dizer, mas o que posso afirmar é que isso é uma coisa beeeeem complexa.

Agora há pouco, um desses meus amigos apaixonados me disse: "Rafa... o complicado não é amar, é deixar de amar." E será que a gente consegue deixar de amar alguém? A gente pode mudar de amor, mas não deixar de amar. Ninguém deixa de amar, se o amor for verdadeiro. Já amei muitas vezes, mas nunca deixei de amar - apenas mudei de amor.

Como? Eu explico. Eu amo muito as pessoas. Amo demais, até. Comentei com outro amigo essa semana que às vezes odeio a minha intensidade com relação aos sentimentos - se amo, é demais; se sofro, é demais. Quando eu falo mudar de amor, não é que eu troco de roupa e puf!, aparece um amor novo, não. Mudar de amor é mudar o estilo de amar. É aprender que, se não dá certo com esse, paciência que dá certo com outro. Sei que é difícil - eu mesma já perdi minha paciência inúuuuuumeras vezes, mas o que se pode fazer se não dá certo? Sofrimento é opcional, gente. A gente tem a opção de continuar no erro, ou de sair dele e consertar a vida. Daí volto a dizer que somos humanos, e o erro é quase inerente à gente. É assim que é a vida, se aprende errando.

Amar não é um erro. Amar é acertar, e se expor. O amor é uma exposição constante da gente. A gente se expõe ao ridículo - já dizia Fernando Pessoa com suas "as cartas de amor são ridículas. Não seriam de cartas de amor se não fossem ridículas". Talvez eu seja até modernosa demais em pensar assim, mas eu acho que a gente tem que falar quando gosta, sim. "Eu gosto de ti, e aí, o que faremos em relação a isso?" Mesmo que a gente tenha quase certeza que a reposta vai ser não. Pelo menos, você tentou. Nem sempre o mal é um mal, as vezes ele é um mal aparente... que só quer fazer um bem.

Mas... o que eu queria mesmo dizer é que o amor não se resume só a beijo na boca. Amor é bem maior. Mudem de estilo de amar, se não deu certo com aquele que você achava príncipe encantado. Antes dele virar completamente sapo, ame-o como amigo, como irmão. Não importa como, somente ame-o.
O amor é isso, gente. É amar tanto alguém que você sabe que vai ser melhor se não estiver com ele - porque talvez ele seja melhor sem você. Não porquê você é ruim, ou ele melhor que você... mas talvez o timing não seja o melhor. (calma gente, eu sou meio difícil e complexada com o amor, mas também não sou amarga né... calma).

É isso aí. O amor vai ter mais espaço nesse blog, prometo. Só queria finalizar dizendo que gostaria que o amor fosse mais entendido por todo mundo. E por mim tb.

tchaubeijomeliga! ;*


Ps: Já disse que adoooooro receber ligações dos meus amigos? Adoooooroo!

PS de novo: Hoje tive uma experiência bem diferente. Conto pra vocês em outra oportunidade, mas quero dizer que me sinto renovada. A tristeza tá passando. =)

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Gabriela, não... Rafaela!

Sábado eu fui num show de forró (agora é a hora que vocês gritam: O QUÊEEE, TU NUM SHOW DE FORRÓ? O MUNDO TÁ PERDIDO MESMO MEODEOS!). Mas fala sério, essa imagem já era. Antes aqui em casa eu era "a cultural", só ouvia rock britânico, MPB e bossa. Agora, procuro na internet todos os dias os últimos shows gravados de Aviões do Forró e Forró Sacode.

Piorei? Não sei. Talvez sim. Ou não, néam, quem sabe. Ouço sempre muitos amigos falando "Eita Rafa, quem te viu e quem te vê... não diz que é a mesma." Mas gente, poxa... quem não muda é a pobre da Gabriela, que nasceu assim, cresceu assim e vai ser sempre assim. Não que ouvir forró seja a melhor das mudanças do mundo, mas eu resolvi encarar essas coisas por um lado positivo: pelo menos fiquei mais aberta a mudanças, olhaquelegal? (preciso comentar que tô dê-más, tenho até toque de forró no meu celular).

Gente, às vezes mudar é bom. Eu não deixei de ouvir coisa boa não (né Milla?), mas agora também ouço umas músicas esculhambadas (né Renata?). Ainda ouço Interpol, The Killers, The Cramberries, Artick Monkeys e afins, mas ahhh, às vezes vc sai do trabalho, com aquela vontade de mandar aquele mondigente ir pras cucuias, e ai é só colocar um "semvergoiiiiinnnn tchannanana" que a raiva transfere toda praquela poesia alexandrina e e pronto, tudo se acalma e o céu fica azul.

Por falar em poesia... a letra do forró não presta. Acho que os "compositores" perderam a aula de eu-lírico musical. Quando eu baixava os últimos lançamentos hoje, tava percebendo... porquê eles acham que todo mundo é raparigueiro, bebe cachaça e é safado? Tá certo, isso é uma realidade do mundo, mas também não é pra tanto. Ah, sem contar com as letras dor-de-cotovelo, néam. Tem uma música que diz: "não vale mais chorar por ele, ele jamais te amoooouu". Ah, pára tudo! Se a gente for comparar, a dor de cotovelo tá em tudo. Olha Maria Rita: "É uma pena, mas você não vale a pena... não vaaaale uma fisgada dessa dor...". Concordo que é uma letra mais rebuscada, mas corno é corno, gente...seja raparigueiro ou cultural.

Mas meu objetivo não é defender o forró, e sim mostrar que a porcaria está em todo lugar, e que tem momento pra tudo neste mundo. Já pensou alguém casando ao som de Tecnobrega? - Calma, isso nunca me passou pela cabeça. Peguei esse exemplo pq lembrei que, quando fui fazer o casamento da minha irmã, a minha maior dificuldade era achar a "música deles", já que os dois se conheceram dançando "Principe neeegro é um shooowww, ele é quem vai tocaaaarrr". Não deu. Entupi a cerimônia de Djavan e das musiquinhas clichês de casamento. Ninguém vai pra boate ouvir Caetano. É fato. E ninguém vai prum show da Milla pedir pra ela cantar o último sucesso de todos os tempos da última semana de Garota Safada - sim, isso é uma banda. Além dela não saber, com certeza, ela vai te jogar o violão do marido na cabeça - sim, ela é violenta quando assunto é música.

Bom, mas é isso. Viva a diversidade de porcarias musicais. E vamos ser feliz, minha gente.

tchaubeijomeliga!

;**

PS: Quero fazer uma menção honrosa à minha amiga Coquete, que não aguentou a pressão do forró e pediu penico. Pediu pra sair. Muito bem, amiga. Dignidade é o que há. Muito bem. Quando crescer quero ser igual a ti.

PS de novo: Minha simples pergunta sobre video games no post passado causou polêmica. Várias cartas chegando à redação, recados offline no meu msn, comentários no meu orkut, uma loucura. Eu sei que o video game causa felicidade aos homens (reparei na cara de felicidade de um certo amorzinho de menino qd ganhou um video game neste sábado). Deixo claro que não sou contra o vídeo game, foi só uma pergunta inocente que me intrigou, calma tá gente? Olha a agressividade.

Ps 3: A Milla é minha amiga famosa e cantora. Ela canta bem, prometo. Vejam o perfil dela no orkut e lá tem links pro trabalho dela. Clique aqui => http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16891348881908331641

Ps de novo x4: Pq ngm acredita em mim? que droga! :@

domingo, 13 de abril de 2008

Os cafas dominam o mundo!

Cara, ontem eu tava conversando com um amigo sobre cafajestice e me deu vontade de escrever sobre.

Porque a mulher tem vontade de ter um cafa na vida, hein? Nunca vi que gosto esse o nosso pro sofrimento. Aliás, eu sei: ninguém na galáxia inteira pode dizer que tem a lista de amores fracassados maior que a minha! :P (calma, minha sorte tá mudando, daqui a pouco eu me caso e mando o convite pra vcs).

Mas agora, fala sério: um cafa é tudo, néam? Eles que fazem a gente perder a cabeça, mesmo a gente sabendo que eles não valem um bombom pipper. Mas mesmo assim, a gente vai lá e pega o cafajeste. Mais um pra coleção.
O assunto que eu conversava com o meu amigo nem era esse em si. Era BARBAS, e uma coisa puxou outra. Gente, um cafajeste precisa ter barba. Calma! não tô falando de uma barba assim, a la Amarante, não. O cara é tuuudibom, mas aquela barba dele é nojenta! Quando eu vejo um barbão assim, eu sempre imagino alguém tomando sopa, ou comento ostra e se melando todo. Fica tudo grudado na barba! eeeeca! To falando daquele desleixo da barba "por fazer"...que fica passando no pescoço qd o cafajeste te dá um cheirinho... essa barba aí que é a boa. =)

Um cafajeste também precisa saber sorrir de canto de boca. Tem que ter a cara cínica - essa é uma das coisas que o classifica como cafajeste. É o riso cínico, tem que ter. O pior, sabe que é? A gente adora o riso cínico. Ele desmonta a gente, faz a gente querer morder a bochecha e tascar um beijão na boca.

Uma outra característica deles, é que eles não precisam ser inteligentes. A utilidades deles não é conversar, não. Eles não precisam saber nada sobre economia local, crise na bolsa de valores ou como fritar um ovo. Eles só precisam ter pegada, e fazerem cara de paisagem quando perguntados qual a diferença entre orkut e yogurte. Se o cafajeste for inteligente, considere-se uma sortuda: você ganhou na loteria, e sozinha. Além de querer parar no primeiro motel da esquina, ele vai conversar contigo. Putz, conversar, olha que coisa linda! Mas no mais, o cafa só vai te pegar mesmo, e se tu te apaixonar, minha nêga... lascou. Tem mais é que ser cafa também e não deixar, mas enfim, isso é assunto pra outro post. Como eu falava... Se você pegar um cafajeste inteligente... sinta-se num comercial de carro chique: vc pode até ser feio, mas todo mundo olha pra ti.

Enfim, a arte da cafajestagem não é um assunto pra qualquer homem. pq o cafajeste não se deixa descobrir. Ele até tem pose, cara, jeito e CPF de cafajeste, mas nega até a morte, e a gente acredita. "não, amor... juro pra ti que ela é minha prima! vemcávem, me dá um beijo". E pronto, foi. Vc foi seduzida pelo infame.

Finalizo dizendo que nós não casamos com os cafajestes. Algumas cometem esse erro, mas o cara casável é o feio, ou o bonito e inteligente, mas fiel. Não dá pra casar com um safadão, minha gente, a não ser que vocês queiram uma floresta inteira na cabeça.

Usem com moderação, tá?

tchaubeijomeliga!

PS: preciso dizer que meu blog tá mais bonito, notaram? Meu amigo cafajeste Maurício - inspiração para este post - deixou ele assim. Chique néam? E eu não imitei a Alê, ela é chata e acha que tem exclusividade sobre os dotes tecnológicos de Maurício, mas ele também é meu amigo tá sua loira de farmácia? O blog dele tá linkado aqui.

PS de novo: Tô intrigada. Pq todo homem gosta de video game? Quem souber a resposta, "please pvt-me" hahahah!

;**

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Can you hear me?

- A Interprises Corporation agradece a sua ligação. Iremos atendê-lo dentro de 5 minutos, por favor aguarde na linha.
...
...
...
(e muitos ... depois)
- Rosicléia falando, com quem eu falo, por gentileza?
- Rafaela.
- Boa Tarde, senhora Rafaela. Em que posso ajudar?
- Minha querida é o seguinte.... tô querendo ajeitar meu telefone aí e não tô conseguindo, você poderia me ajudar?
- Qual o número de telefone com o DDD, senhora?
- 98 3236 calaabocaenãochateia.
- Só um minuto que vou verificar. Obrigada por aguardar. Então Senhora Rafaela, a senhora queria ajeitar o seu aparelho e não consegue, é isso?
- Sim, minha filha... não consigo de jeito nenhum.
- Vou precisar confirmar alguns dados, ok senhora Rafaela?
- Claro...
- Qual a cor do cavalo branco de napoleão?
- é... acho que era cinza...
- Qual a pontuação da cueca do Presidente Lula?
- Com aquela cinturinha de ovo, deve ser 56.
- Qual o dia que a Gyselle do BBB8 lavou o cabelo pela primeira vez, fazendo com que isto se tornasse um acontecimento histórico?
- Não lembro a data, mas todo mundo do BBB tava pedindo pra sair já.
- Obrigada por confirmar os dados, senhora Rafaela. Voltando ao seu aparelho, vou estar te transferindo pro setor que vai poder estar ajudando a senhora melhor que eu, senhora Rafaela.
(...)
- Joanisvaldo, com quem eu falo por gentileza?
- Rafaela.
- Senhora Rafaela, como posso ajudá-la?
- Bom... tô tentando destravar meu aparelho e não consigo... já fiz o que vcs mandaram e não dá certo...
- Qual o numero de telefone com o DDD, senhora Rafaela?
- 98 3236 calaabocaenãochateia.
- Obrigado por confirmar, Senhora Rafaela. Senhora Rafaela, qual o modelo do seu aparelho?
- É um verdinho chique que comprei no robauto.
- Senhora Rafaela, a senhora pode me dar o e-mail do telefone?
- E-mAIL?
- É, tá numa etiqueta azul piscina debaixo da bateria do seu aparelho.
- Tá... espera. Mas como eu vou te dar esse numero se eu tô falando com você do aparelho?
- Ah tá. A senhora deveria ter me dito antes, né. Então digita na sua tela os caracteres !#$%¨&*(¨¨%%$%*&)(*()ËRF(*&% que aparece.
- Ok... digitei. E agora?
- Agora Senhora rafaela, a Senhora tem que esperar por volta de 57 minutos. Logo após esse tempo, vai aparecer uma mensagem com os dizeres "Espere um momento que já estamos desbloqueando esse aparelho". Depois dessa mensagem, você manda rezar uma missa, um culto, joga o celular no chão,dá três pulinhos e três gritinhos e pede pra são Longuinho te ajudar. Alguma dúvida até aí, Senhora Rafaela?
- errr.... não...pode continuar, tô anotando. Mas tem certeza que você não tirou isso da capricho?
- Claro que não, Senhora rafaela. Estou tirando isso do manual de atendimento ao cliente do meu sistema operacional multifuncional, agora com équio.
- ah tá. Fiquei muito mais confiante agora. Pode continuar.
- Então, Senhora rafaela. Depois disso tudo, a senhora liga o aparelho e fala ALÔ. Se alguém responder, o celular irá estar destravado. Se por acaso não funcionar, a senhora pode estar entrando em contato conosco para estarmos resolvendo o seu problema. A gente manda um slide se a senhora quiser.
- Não, deu pra entender, Obrigada.
- A Interprises Corporation agardece a sua ligação. Tenha uma boa tarde senhora Rafaela.



Atendentes de Telemarketing.
Treinados para Irritar.

;*

terça-feira, 1 de abril de 2008

Mentira tem pernas curtas

Sabe, estive pensando.Hoje é o dia da mentira.
Pra quê um dia da mentira, se a gente mente todo dia?
Fala sério... todo mundo mente. Eu mesma digo milhões de vezes: "Eu não sei mentir" - e não sei, mesmo... começo a rir, minha cara já mostra a mentirona descabida ali mesmo. Mas as mentironas, eu digo. Mentirinhas todo mundo conta.
O problema é... a gente mente. E muito. E descaradamente. E sem tremer.
Eu minto é muito, mas são mentirinhas bobas (senti a auréola nascendo na minha cabeça agora). Todo dia chego atrasada na faculdade e digo que tava trabalhando. E estava mesmo, mas o fato é que dá tempo de chegar cedo se eu não for buscar São Luís toda em casa e não quiser trocar de roupa.
Minto quando minha mãe pergunta se eu não vou pra algum aniversário da família, e eu digo que tenho um trabalho da faculdade. Nem sempre tenho, mas juro pra vocês que não tenho saco pra aturar almoço de família e seus inevitáveis e antipáticos comentários do tipo "menina, tu engordou pq? / Tu tá tão magra! / vê bem, melissa te passou, tu vai ficar pra titia - rá rá rá / 25 anos? já deu o primeiro tiro na macaca / tu já vai viajar de novo? procura te formar!" e por aí vai.
Minto quando digo que tô bem quando não tô, e na verdade, minha intenção nem era perguntar pro outro se ele estava bem, era responder que estou mais ou menos pra poder então começar a contar que o pneu do carro furou e ainda tava chovendo.
A mentira faz parte do nosso dia a dia. Infelizmente, né? Mas às vezes é um mal necessário.
Se eu digo pra minha mãe que não gostei de uma roupa qd ela me pergunta, é briga pro mês inteiro. Se minha mãe pergunta se eu tenho dinheiro eu sempre digo que não, pra ver se ela tem compaixão da minha pobre alma e me dá mais, hehehehe - e, detalhe, isso nunca funciona.
E você... nem precisa mentir e dizer que esses textos prestam. Hoje é primeiro de abril, eu não vou acreditar, mesmo.

Maria.